Instituto Pensar - Acessibilidade nas artes é tema de lives no Youtube

Acessibilidade nas artes é tema de lives no Youtube

por: Mônica Oliveira


A  inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) nas artes, na tecnologia e nas políticas públicas culturais será o tema de uma série de quatro encontros virtuais promovidos pela Aliança Francesa de São Paulo e a plataforma Cultura e Mercado, de setembro a dezembro deste ano.

O evento "Acessibilidade, Cultura e Arte? tem curadoria de João Kulcsár e será transmitido por meio de lives no Youtube, sempre a partir das 17h, com início no dia 15 de setembro.

Representatividade e o protagonismo são eixos prioritários da ação, que além de dar voz à essas pessoas, escalou artistas do segmento para abrirem cada dia de encontro, com apresentações culturais em diversas áreas.

Entre as atrações, está prevista performance poética feita por Cauê Gouveia e?Catharine?Moreira, integrantes do grupo Slam do?Corpo, no encontro de abertura. Para romper estereótipos de limitação em relação ao gênero literário, a dupla irá protagonizar a primeira batalha de poesias no Brasil com surdos e ouvintes.

A programação foi dividida em: Política Pública e Acessibilidade (dia 15 de setembro); Acessibilidade nas Artes Visuais (dia 14 de outubro); Acessibilidade nas Artes Cênicas (dia 11 de novembro); Acessibilidade no Audiovisual e Tecnologias (dia, 9 de dezembro).

Todos os encontros contarão com tradução simultânea em Libras e acessibilidade nas interações. Os participantes terão a opção de enviar perguntas pelo próprio chat do Youtube ou por meio de um link do whatsapp, disponibilizado pela organização, para o envio de mensagem de voz.

Participam do debate de abertura o secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, o gerente de Educação para a Sustentabilidade e Cidadania do Sesc-SP, Octávio Weber Neto e a gestora de educação do Itaú Cultural, Valéria Toloi. A programação dos demais encontros será divulgada posteriormente pelos organizadores.

PcD no Brasil

De acordo com o Censo 2010, quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, declararam possuir algum tipo de deficiência física e/ou intelectual. E mesmo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), considerada uma das leis mais completas sobre acessibilidade ? em vigor desde 2016 -, a inclusão ainda é uma das principais pautas públicas, em especial na cultura.

O evento tem o objetivo de aprofundar essa agenda, analisando ações de instituições culturais em áreas como artes visuais, cênicas e audiovisual, além de legislações.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: